sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PARA O BRASIL MUDAR


A primeira multiplicação dos pães realizada pelo Senhor Jesus traz grandes ensinamentos para aqueles que querem ver o Brasil transformado. Em tempos de campanhas por todo o país, quando os olhos de todos se voltam para as necessidades físicas e materiais do povo brasileiro, nós somos desafiados a olhar além. Queremos ver necessidades mais profundas do coração dos brasileiros atendidas. O povo tem fome de comida, de justiça, de segurança, de moral, de amor, de mudança. O povo brasileiro precisa experimentar transformação! Sabemos que as mudanças mais profundas em nossa sociedade não acontecem com pacotes econômicos, reformas previdenciárias ou tributárias. Estas mudanças são importantes e urgentes, mas não têm poder de mudar o homem de dentro para fora. Só Cristo pode operar estas mudanças.

Eu creio que o poder para mudar o Brasil está nas mãos da igreja! Por isso, para o Brasil mudar, você precisa conhecer a necessidade a sua volta (v. 34-35). O capítulo 6 começa narrando a trágica morte de João Batista. Ali é descrito o caos em que o país se encontrava. Tempo de disparidade e desigualdade. Enquanto Herodes se banqueteia com os seus súditos em um ritual de promiscuidade atroz, o seu povo caminha pelas ruas sofrendo fome e abandono. Este é o quadro que Jesus vê e que é descrito pelo evangelista Marcos. O Senhor Jesus deixa-se dominar pelo sentimento que o move a agir em favor daquelas pessoas que estavam aflitas e desamparadas. Ele tem compaixão delas. Ao mesmo tempo em que a situação era crítica, era a oportunidade inadiável para que o povo conhecesse o poder de Jesus. As circunstâncias eram favoráveis. Aquela era a hora! Aquele era o lugar. O versículo 35 situa com exatidão o tempo oportuno: o lugar é deserto e já tarde.

É hora de a Igreja agir! E para começar agir para mudar o Brasil você precisa assumir a responsabilidade que é sua (v.36-37a). Os discípulos pecam pela transferência de responsabilidade. Eles pecam pela omissão. Ao verem que o povo tinha necessidades, eles negam-se a assumirem a responsabilidade que é deles. Quais outros povoados ou aldeias poderiam alimentá-los? Em que outro lugar, aquelas pessoas poderiam receber o alimento que efetivamente transformasse suas vidas? As palavras de Jesus aos seus discípulos: “dêem vocês”, substitui a questão: “em que outro lugar estas pessoas poderão receber o alimento perfeito senão aqui? Quem pode transformá-las senão Eu?” Enquanto eu e você não assumirmos por completo a nossa responsabilidade missionária, o Brasil não será transformado.

Assumir a responsabilidade de mudar o Brasil significa colocar à disposição do Senhor tudo o que está em suas mãos (v.37b-38). A visão dos discípulos continuava distorcida. Convertendo para o Real, eles calcularam cerca de R$8.000,00 de pão para alimentar todas aquelas pessoas numa única ocasião. “Não temos todo esse dinheiro”, pensaram. Mas com Cristo, não importa o quanto você tem. Importa o quanto você quer colocar à disposição dele. A Bíblia está cheia de milagres realizados diante do pouco. Jesus testa a fé dos discípulos quando manda que eles verifiquem quanto eles tinham. Apenas 5 pães e 2 peixes. Isto é impossível? Não, Deus pode e quer fazer muito com o que você tem em suas mãos. O Brasil começará a mudar quando você disponibilizar para Deus tudo o que está nas suas mãos.

Quando isto acontecer você verá o que Deus é capaz de fazer através da sua vida (v.42-44). Os números são grandiosos: cinco mil homens não inclui mulheres e crianças. Significa dizer que o total de pessoas alimentadas neste milagre pode ter chegado (ou ultrapassado) 12.000 pessoas. A partir do momento em que alguém se dispôs a deixar Deus usar o que tinha em suas mãos, o milagre aconteceu. Nós não vemos milagres, porque não colocamos em obediência e com fé o que temos à disposição do Senhor. Se crermos, veremos!

A mudança que o Brasil precisa experimentar é aquela que vem de dentro para fora. A mudança da alma e da mente. A transformação que só Jesus pode realizar. Para isso, você deve estar sensível à necessidade do nosso povo sem Deus. Assuma a responsabilidade que é sua. Coloque à disposição do Senhor tudo o que você tem em suas mãos e tudo o que você é. Assim você verá o quanto Deus tem a realizar em nossa nação, começando pela sua vida.

Nenhum comentário:

Leia as Atualizações no seu Reader

Pra Cumprir Teu Chamado

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails