sábado, 31 de dezembro de 2011

PLANEJAR O IMPREVISÍVEL - UM 2012 ABENÇOADO PARA VOCÊ!

Nestas últimas horas de 2012, nossas mentes se voltam para o futuro. Até ontem, a ênfase era lembrar dos feitos do Senhor no ano que passou. As atividades do final de ano, é claro, consumiram boa parte de nossos pensamentos, forças e recursos: festas, presentes, musicais, janelas, abraços, confraternizações… Agora, porém, é tempo de pensar em 2012. O que nos reserva o próximo ano? Que acontecimentos inesperados afetarão nossas carreiras, famílias ou igreja? Como se comportará o mundo? Que mudanças viveremos? O mundo acabará em março?

Como tentamos nos preparar para o futuro? Procuramos observar as tendências. Projetamos situações ideais. Elaboramos orçamentos. Visualizamos metas alcançáveis. Tentamos enxergar o futuro com as lentes da esperança. Uma coisa, porém, não conseguimos: prepararmo-nos para o inesperado, o imprevisto, o incompreensível! E isso é assustador!

Quando percebemos que o ano que terminou trouxe em sua agenda inúmeras situações inesperadas, catástrofes imensuráveis, tragédias imprevistas, buscamos a precaução de termos um Plano B para cada situação. Mas isso é demais para mim e para você...

No maravilhoso livro de Provérbios, há inúmeras referências à sábia habilidade de planejar com eficiência, inclusive diante do desconhecido. Que tal estas três?

  • Há limites para os nossos planos. Podemos aprender com o passado, viver intensamente o presente, mas o futuro permanecerá incerto. Podemos fazer conjecturas magníficas e um planejamento irretocável, mas o único que sabe com certeza o que vai acontecer é Deus. “Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor. Como poderia alguém discernir o seu próprio caminho?” (Provérbios 20.24). “Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é que dá a vitória.” (Provérbios 21.31)
  • Dependa de Deus para cada passo. Quando planejamos, queremos que nossas decisões sejam seguras e tenham bons resultados. Mas poucas vezes lembramos de levar Deus em consideração: quais seriam os planos dele? Assim, nosso planejamento é incompleto sem oração e o desejo de nos alinharmos com as intenções do Eterno. “O Senhor faz tudo com um propósito...” (Provérbios 16.4a) “Os olhos do Senhor protegem o conhecimento, mas Ele frustra as palavras dos infiéis.” (Provérbios 22.12).
  • Saiba que a sua única garantia é o Senhor! Frequentemente, quando fazemos planos, pressupomos que nada acontecerá que interrompa ou mude tais planos. Mas imprevistos acontecem - furacões, terremotos, chuvas torrenciais, reviravoltas econômicas, doenças, crises, e até mesmo a morte. O sábio não se garante em si mesmo: “Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer.” (Provérbios 27.1)


Desejo, e oro ao Senhor da Eternidade, que 2012 seja um ano muito especial para a sua vida e sua família. Sugiro, para isso, que cada plano, sonho ou vontade do seu coração esteja em absoluta submissão ao que Deus tem para nós. E eu creio: é muito melhor do que eu possa planejar. Foi o que eu e você vivemos em 2011.

A Ele seja a glória em todo o 2012, e para sempre!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Leia as Atualizações no seu Reader

Pra Cumprir Teu Chamado

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails