quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

EU TINHA A INTENÇÃO DE FAZER ISTO, MAS... (*)

Quando pensamos em Ano Novo, nossa mente é invadida por planos, projetos, metas e ideais. “Ano que vem será diferente!”, é o que todos dizemos nessa época.

Porém, se não fizermos por onde e da maneira certa, serão apenas sonhos que não se realizarão. Manter o foco no que é essencial e primordial fará toda a diferença. Isso me faz lembrar a história de um fazendeiro chamado Euzébio.

Certa manhã, Euzébio disse à sua esposa que estaria saindo imediatamente depois do café para arar o pasto. Mas o trator estava precisando de óleo e então ele se dispôs a ir comprá-lo. Quando estava a caminho, notou que os porcos não haviam sido alimentados. Dirigiu-se à tulha onde estavam as sacas de ração. Estas, por sua vez, o fizeram lembrar que as batatas estavam brotando. A caminho do galpão das batatas, ele passou pela pilha de lenha e lembrou-se que sua esposa iria precisar dela para o forno da cozinha. Quando já havia recolhido algumas toras, um pintainho assustado passou por ele. Jones deixou cair a lenha que tinha nos braços e lá se foi a ajudar a mamãe-galinha.

Quando chegou a hora do almoço, um frustrado fazendeiro foi questionado pela esposa: “Você arou o pasto sul?” “Que nada”, foi sua resposta. “Eu nem sequer consegui colocar óleo no trator. Eu pretendia fazer isto, mas...”

Quantos anos novos já vieram, e a intenção de fazer alguma coisa muito importante foi frustrada? Tudo começou quando nos deixamos distrair por pequenas coisas ao longo do caminho. Não é difícil, sempre que estamos prontos para eliminar, delegar, procrastinar ou “esquecer” alguma tarefa, uma outra sempre aparece e toma o seu lugar. O ano termina e vimos que pouco ou nada do que pretendíamos fazer foi realizado. Larry Barkan afirma: “Não existe aquilo que chamamos de ‘administração de tempo’. O que existe, na verdade, é a tarefa de administrar a nós mesmos em relação ao tempo. O trabalho sempre se dilata a fim de preencher o tempo disponível.” Talvez o fazendeiro Euzébio devesse dar ouvidos ao aviso dado em sua Bíblia: “...Aproveitem bem o tempo” (Colossenses 4:5b). O tempo precisa ser dominado, caso contrário ele nos dominará. Eis duas sugestões simples para 2010:

Faça uma coisa de cada vez. Você conhece alguém acha que pode falar ao telefone, escrever um memorando, comer um sanduíche de queijo e checar em seu computador o último boletim da bolsa de valores? Este é você? O que estamos fazendo nada mais é do que adquirir para nós mesmos estresse e esgotamento. Se você estiver almoçando, relaxe e desfrute! A prática de fazer uma coisa por vez vai criar em você uma atitude de conforto, mesmo diante da mais caótica das situações.

Diminua o ritmo. Você se sente estressado, pressionado ou preocupado? Então, diminua o ritmo. Uma coisa de cada vez. Cada coisa em seu lugar. Tudo tem o seu tempo. Aprenda a valorizar os momentos e determine a hora de passar para outra tarefa. Inclua em sua agenda momentos de lazer, de descanso, de passeio com a família, de uma soneca.

E que 2010 seja o ano em que faremos tudo que temos intenção.

E, finalmente, uma dica do Criador por meio do profeta Isaías:
“...Se voltarem para Mim e ficarem calmos, vocês serão salvos; fiquem ranquilos e confiem em Mim, e Eu lhes darei a vitória” (Isaías 30:15).

Feliz 2010!

============
(*) Adaptado do Maná da Segunda.

Um comentário:

Unknown disse...

- fazer uma coisa de uma só vez , deixou a dica :*

Leia as Atualizações no seu Reader

Pra Cumprir Teu Chamado

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails