sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Carta Aberta ao pr. Paschoal Piragine Jr.

Para que prevaleça a democracia, a transparência e, acima de tudo, a verdade, compartilho com você, caro leitor, o texto abaixo em resposta aberta ao vídeo postado ontem com o pronunciamento do pr. Paschoal Piragine Jr.

O teor abaixo traz luz ao debate, mas não muda meu posicionamento político. Muito menos a necessidade de sermos porta-vozes dos valores do Reino de Deus. Reconheço o equilíbrio e coerência com que o autor se pronuncia, mas não aplaca as incongruências ideológicas e os deslizes morais que temos visto ao longo de todo o governo petista.

======================

01/09/2010
Prezado Pr. Paschoal Piragine,
Sou membro da Segunda Igreja Batista do Plano Piloto, trabalho na Câmara dos Deputados a sete anos e tenho acompanhado o PT, o governo federal e os projetos relacionados com as questões ligadas a sexualidade. Tivemos acesso ao vídeo onde o senhor se pronuncia contra o PT e diante dele gostaria de fazer alguns questionamentos.

Entendo que faz parte do jogo democrático se falar mal de partidos políticos e até mesmo orientar de que não se vote em nenhum dos candidatos ligados a ele. A questão aqui não é a oposição ao PT, pois ela existe e é natural. A questão é sobre a veracidade do conteúdo dessa oposição.

Não conheço o Pastor, mas o tenho como uma pessoa integra e que esteja considerando que as informações que possui contra o PT sejam realmente verdadeiras. Entretanto trata-se de afirmações que não correspondem com a realidade.

No dia do culto gravado foi mostrado para igreja um vídeo falando de aborto, pedofilia, homossexualismo, dentre outros temas e no final o pastor fala que:

“Há um partido político que fechou questão sobre esse assunto, o partido político que é o PT de nosso presidente, em seu congresso desse ano, ele, no seu congresso geral, quando eles indicam seus deputados, ele fechou questão sobre essas questões. Ou seja, se um deputado, se um senador do PT, se ele votar contra, de acordo com sua consciência, contra qualquer uma dessas leis, ele é expulso do partido.

Já dois deputados federais foram expulsos do PT, por se manifestarem contra o aborto. Isso fez com que a igreja católica se manifestasse publicamente, por que eles estavam ligados a igreja católica, junto ao PT, e se manifestarem contra, e por isso foram expulso do partido. E a igreja católica então emitiu nota pública dizendo: olha não votem em ninguém do PT. Eu diria para você a mesma coisa.

Algumas pessoas não vão gostar do que eu estou falando, mas estou falando bem claramente. Porque quando não se pode votar com a consciência, não adianta votar em pessoas, porque o partido já fechou questão.

Se você entrar no site do governo federal e pegar lá o Projeto Nacional de Direitos Humanos 3, você vai encontrar todas as propostas que o governo federal através do presidente da republica colocou na mão do congresso para serem votadas na próxima legislatura e todas elas são questão fechada pro PT. Todas elas estão aqui nesse vídeo. Tá?

E mais. Se você olhar, você vai ver como a maquina estatal está mobilizada. Isso aqui é responsabilidade de pressão do ministério da justiça. Isso aqui é responsabilidade de pressão do ministério da saúde. E se os ministros de Estado que estão ligados a esse governo, não trabalharem assim, perdem o seu cargo.

Então eu queria pedir para você levar a sério essa questão. Como pastor eu nunca fiz isso. Eu não estou dizendo para você votar em A ou B. Eu vou dizer para você em quem não votar: em pessoas que estejam trabalhando pela iniquidade em nossa terra. Porque senão queridos, Deus vai julgar a nossa terra. E se Deus julgar a nossa terra, isso vai acontecer na tua vida na minha vida, porque eu faço parte dessa terra. Porque Deus não tolera iniquidade. Amem? (Aplausos)"

Diante desse conteúdo eu gostaria de esclarecer que:
1) Não é verdade que um parlamentar do PT não pode descumprir uma deliberação coletiva do partido por uma questão religiosa ou de foro íntimo. Veja o que diz o inciso XV do art 13 do estatuto do PT:

“Art. 13. São direitos do filiado:

XV – excepcionalmente, ser dispensado do cumprimento de decisão coletiva, diante de graves objeções de natureza ética, filosófica ou religiosa, ou de foro íntimo, por decisão da Comissão Executiva do Diretório correspondente, ou, no caso de parlamentar, por decisão
conjunta com a respectiva bancada, precedida de debate amplo e público.”

2) Não é verdade que dois deputados do PT foram expulsos por se manifestarem contra o aborto. Os deputados federais Henrique Afonso e Bassuma não foram expulsos. É verdade que eles tiveram conflitos com movimentos de mulheres sobre questões relacionadas ao aborto, mas não houve expulsão. Em função desses problemas eles foram punidos pelo PT o que os levou a mudarem de partido. Podemos até aprofundar o debate para avaliarmos se ouve ou não justiça na punição, mas não houve desrespeito ao direito de posicionamento por questões religiosas.


3) Não conheço um posicionamento da igreja católica contra o PT. Conheço o posicionamento de um bispo, mas não uma deliberação da CNBB. Caso exista gostaria de conhecer.


4) O Plano Nacional de Diretos humanos é elaborado pelos conselhos de diretos humanos com a participação do governo federal, mas não é uma novidade do governo Lula. O primeiro plano foi publicado através do Decreto número 1.904, de 13 de maio de 1996, e o segundo através do Decreto número 4.229, de 13 de maio de 2002. Em todos eles estão presentes assunto polêmicos ligados com a sexualidade. Diante disso seria um equivoco afirmar que todos os méritos e deméritos do PNDH 3 é de responsabilidade do governo Lula ou do PT.


5) Dizer que o conteúdo apresentado no vídeo é o que está sendo defendido pelo PT não corresponde com a realidade. Podemos pegar os posicionamentos do PT e comparar com o conteúdo do vídeo e observaremos que não existe veracidade.

Um exemplo bastante claro é a questão da pedofilia. Não conheço nenhum parlamentar, de nenhum partido político, ou algum grupo social que defenda a pedofilia. Atribuir uma acusação dessa natureza ao PT é de extrema injustiça.


Tenho acompanhado a atuação de dois deputados federais do PT, Walter Pinheiro (Bahia), Gilmar Machado (Minas), ambos membros de igreja batistas e testemunhado uma conduta idónea e coerente com os ensinamentos de Cristo. São dois exemplos bem próximos que exemplificam a injustiça de uma orientação contra todos os candidatos do PT.

Sabendo agora que as palavras do pastor perante a igreja não correspondem com a realidade, pergunto qual serão as atitudes do pastor diante delas.

Desde já agradecemos a atenção e aguardo uma oportunidade para um encontro pessoal afim de que possamos nos conhecer.

Que a Esperança seja Grande em Deus, que Seu Amor nos dê Força e Seu Espírito nos Oriente!

Forte abraço,
Geter Borges de Sousa

11 comentários:

Pr. ALLAS disse...

Amado Pr. PURIM,

Parabéns pelo espaço democrático e ao Pr. Piragine pela coragem e verdade.
"Papel aceita tudo", dizia meu Pai. É o caso destas 2 postagens pró PT. Elas contam meias-verdades. Falar meia-verdade é iniquidade. É pior do que falar mentira. No PT há liberdade de pensar diferente, mas não se pode proclamar o que se pensa.
Os 2 deputados federais não chegaram a ser expulsos apenas porque saíram antes do PT. Foram perseguidos, ameaçados e suspensos porque são militantes anti-aborto, inclusive com vários PL (projetos de lei) contrários ao SUS fazer aborto e ao uso da pílula do dia seguinte.
O prazo para candidato trocar de partido venceu em 3.10.09. O deputado baiano Bassuma saiu do PT 5 dias antes, em 28-9-09. E o deputado evangélico Henrique Afonso 8 dias, em 25-9-09. No mesmo mês, dia 17-09-09, eles haviam sido pelo PT suspensos.
Se alguém tem dúvidas basta pesquisar no saite de buscas do Google sob o tema: "Deputados anti aborto deixam o PT" e encontrará farta informação verdadeira e completa.

Vandir Allas, pastor batista, OPBB-SP 1900
allaspr.1900@yahoo.com.br
São José dos Campos sp

butts disse...

Nunca devemos aceitar tudo o que lemos, pois sempre alguma parte tentará enconbrir algo que possa lhe acusar, principalmente se a exposição seja de defesa.
Nesse espaço aberto pelo Pastor, o defensor do PT alegou que não houve expulsão dos senhorers Luiz Bassuma e Henrique Afonso, porém houve suspensão, um de 90 dias e outro de 1 ano sendo acusados de infidelidade partidária porque são contra a aprovação do projeto de lei que legaliza o aborto.
Dessa forma, se comprova o que foi dito pelo Pr. Paschoal Piragine Jr.
É possível louvar ao Senhor na urna eletrônica. Vote em candidatos que prezem pela doutrina bíblica e estejam dispostos a exercer os valores cristãos em seus votos decisivos em brasíliva.
Atenciosamente,
@andrebuttao

Lucaspadua disse...

Caros irmãos,
O Pastor Piragine citou uma Convenção do PT. Ela existiu? Não localizei nada a respeito.
E outra. O PT é a favor do Infanticício, Pedofilia? Onde está escrito e exposto isso?
Acredito que o Pastor foi infeliz em seu sermão.
Sou contra todas aquelas práticas expostas no vídeo, mas nem todas tem ligação com o PT.
Esse é o fato.

Cordial abraço! Lucas Pádua

Lucaspadua84@yahoo.com.br

celso disse...

Muita oportuna a "carta aberta", haja vista que eu já havia recebido esse vídeo encaminhado por cristãos de Brasília/DF, cujo objetivo final era a tentativa em pedir voto para a presidenciável Marina.
Como democrata e cristão da reforma protestante pude perceber algumas discrepâncias e/ou ingenuidades do Pr Paschoal:

1-Pelo que eu entendi: em todo os 30 anos do ministério do Pr Paschoal nunca se posicionou em relação à "Pólis".

2-Acredita que o PT é a favor da pedofilia e violência familiar além de outros temas. Será que ele quis apenas impactar a igreja com o vídeo ou acredita mesmo que neste governo ocorreu o incentivo à pedofilia e violências domésticas?Caso seja afirmativo, as Igrejas Cristãs, incluindo a PIB de Curitiba, têm sido omissas?!

3-Por que o Pr Paschoal não informou à igreja que a legalização do aborto e casamento gay foram propostas adicionadas pelo Gov. FHC do PSDB? Vide os primeiros PNDH iniciados no governo FHC.

4-O Pr Paschoal pastoreia a PIB de Curitiba/PR e, portanto, em contexto social adverso às PIB do nordeste brasileiro. Sabe-se que Curitiba é umas das poucas capitais brasileiras onde o PSDB é maioria e, portanto, o PT pode ainda representar o mal. Posso supor também que essa posição na sua apresentação poderia ser um meio de "mimar"os presentes, pois no NE brasileiro, certamente, os pastores também compromissados com o Reino de Deus não têm “satanizado” tanto o PT.


Jesus Cristo afirmou que o diabo vem somente para matar, mentir e destruir. Assim, tanto o DEM com o suposto roubo do Arruda no DF, como a Yêda do PSDB em possível envolvimento de roubo do seu governo no DETRAN do RS possuem traços profundamente satânicos, não se esquecendo do roubo do PROER durante a admnistração do Serra como ministro do planejamento no Gov. FHC....Quem é mais santo? PT...?PV...?PSDB...?DEM....? O Pr Paschoal tem legítimas condições em dizer que o PT é mais satânico ou que somente o PV, DEM e PSDB são santos?



Não vamos nunca mais imitar a TFP(Tradição Família e Propriedade )da década de 60, , pois em Jesus Cristo somos verdadeiramente livres, inclusive para votar!

Kesia disse...

Parabéns ao Pastor Piragine, não foi covarde como muitos de nossos pastores, que até colocam esses candidatos para sentar nos púlpitos das igrejas. É uma vergonha, como a que vi aqui em Brasília, candidatos mudarem os seus tradicionais discursos, só porque querem o voto dos evangélicos. Fico envergonhada por estes pastores, que estão negociando os votos dos seus membros. Fico feliz, pois sei que ainda existe um povo que luta pela verdade e não tem medo das retaliações. Vamos votar em quem é certo. Além de todos esses fatos, a candidata do PT participou do sequestro do embaixador norte-americano no período da ditadura militar. Sequestro não é um crime hediondo?

Daniel BS disse...

Isso votem nos Pr. Que nos fazem passar vergonha lá. Vamos votar nos Pastores que são envolvidos com tantas coisinhas sujas.

Lamentável. Esse homem usou a Igreja pra APACENTAR O SEU PRÓPRIO CORAÇÃO.

ISSO É TERRORISMO PSICOLOGICO.
SE ELE PROVAR METADE DO QUE ELE FALOU
EU ME CALO AGORA.

ONDE ESTAVA A IGREJA EVANGÉLICA NA DITADURA? ESCONDIDA? APOIANDO OS MILICOS? QUERO VER ALGUEM MFALAR A VERDADE.

Na boa, o que ele falou não passa de uma grande be steirada por ele ser simpatizante de um outro partido.

Daniel BS disse...

Na real.. ele faz acusações caluniosas.. se vc n tem prova.. é calunia É MENTIRA.

alexandre rossi disse...

Gostaria de fornecer o link com posicionamento oficial da CNBB regional sul, conforme solicitado no item 03 da carta aberta ao pastor.

http://www.cnbbsul1.org.br/index.php?link=news/read.php&id=5742

alexandre rossi disse...

A igreja católica já se pronunciou... respondendo ao tem 03 da carta aberta ao pastor...

http://www.cnbbsul1.org.br/index.php?link=news/read.php&id=5742

MAURO SERGIO AIELLO disse...

Oras bolas...os Deputados citados não foram expulsos do partido dos trabalhadores? E precisava? O PT é mesmo assim, ou seja, quem de Vereador até Presidente o indivíduo tem que se posicionar alinhado ao que reza a cartilha do Partido. Não que em outros partidos também seja lá muito diferente, mas no PT é coisa terrível. O PT que começou, não é mais esse PT que gostou do poder e faz de tudo para se manter na crista da onda. Oras bolas, não votar na Dilma porque ela foi terrorista seria injusto a não ser pelo fato de que ela se orgulha do que fez e de acordo com sua índole, faria novamente. Oras bolas, o PT apoia sim a lei da homofobia. Todo partido é voto fágico e o PT que experimenta o poder é um mau exemplo a esse respeito. A Marta estava lá na parada gay. Não discrimimo nem preconceituo qualquer pessoa por sua opção de religião, partido político, time de futebol, gosto gastronômico, opção sexual, mas a democracia não pode ser isenta da livre expressão das idéias. Estão querendo fazer com que eu vá contra a minha consciência. Estão querendo fazer com que eu me cale. Quando recebi o tal vídeo do Pastor Renato, conhecendo a política nesse país pensei com meu botões...."vão cair de pau nele". E aconteceu. E mais historinhas são contadas. Ah! Os Deputados Federais não foram expulso...mas senhor blogueiro isso é só uma questão de semãntica o senhor bem sabe disso.

rozimeri disse...

Sou petista e cristão e vou continuar no partido para ser sal e luz, lutando para derrotar a legalização do aborto. Mas o Pastor Piragine somente se esqueceu que o PV também tem em seu programa a liberação do aborto, a união civil de pessoas do mesmo sexo e a liberação da maconha. Dilma Roussef já declarou ser contra o aborto e Marina também é contra, mas pediu plebiscito sobre o tema. Meu voto será para Dilma e meus candidatos a senador e deputado federal serão evangélicos. O pastor Piragine cometeu uma injustiça ao falar somente do PT. Para ser correto, deveria estimular o povo de Deus a conhecer os candidatos e o que eles defendem, fazer uma comparação entre eles. O alerta sobre o tema é importante, mas falar somente do PT é injusto. Isso é tendencioso.

Leia as Atualizações no seu Reader

Pra Cumprir Teu Chamado

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails