sábado, 18 de dezembro de 2010

NATAIS INESQUECÍVEIS

A história de cada um de nós é marcada por momentos inesquecíveis. São lembranças que trazemos na memória e que recontam o que nos moveu até chegarmos aonde chegamos. Tenham sido momentos bons ou ruins, ao longo da vida acumulamos experiências que nos forjaram o caráter, e formaram o que nos tornamos quando adultos.

Para mim, o Natal é um desses momentos sempre inesquecíveis. Lembro-me com clareza fotográfica de muitos dos meus quase 40 natais. Todos passados em família desde a infância trazem, até hoje, um peso enorme de emoções e recordações.

Dentre tantas boas lembranças, lembro-me de papai e mamãe aproveitando a época, sempre na tarde do dia 24/12, para nos ensinar o princípio da liberalidade e do amor ao próximo. A cada ano escolhíamos uma família da igreja pastoreada por papai para presentear. Antes de irmos para o culto na igreja ou em família, em meio ao corre-corre da véspera do Natal, parávamos para compartilhar um momento de confraternização e comunhão. Normalmente era alguma família que atravessava momento difícil, fosse financeiro ou emocional. Pobres materialmente, porém ricas de amor e alegria em Jesus. Foi gratificante, desde pequeno, perceber o quanto um pouco de carinho faz muita diferença na vida de quem se sente lembrado e amado em uma época tão oportuna.

Lembro-me do movimento gostoso, intenso e cansativo dos muitos ensaios e preparativos para os cultos especiais de fim de ano... Certamente por isso que até hoje me empolgo e me envolvo tanto com nossos musicais de Natal. A movimentação é alegre, a gente se sente mais parte do Corpo, a gente se cansa, porém quer mais. A gente se descobre, se conhece e confirmamos quão indispensáveis somos uns para os outros. Não é apenas pelo evento. É comunhão, é integração, é celebração! Posso testemunhar: marca para sempre a vida.

Vejo nossos filhos correndo após cada ensaio e lembro-me da minha infância e adolescência. Agradeço a Deus por crescer (e correr) nos “átrios” do Senhor. Isso faz toda diferença.

Como não referir-me aos momentos em família? Natal sempre foi família reunida com falatórios, risos, emoções, saudades, comilanças e presentes. A expectativa pela abertura dos presentes, em alguns anos (com os recursos parcos) o amigo-oculto, a espera quase insuportável pela meia-noite quando orávamos, abríamos os presentes e sentávamos à mesa para cear (Como eu conseguia aguentar? Houve um ano em que eu não aguentei... desmaiei de fome! Eu era muito pequeno...). Enfim, não havia uma só ocasião em que não trazíamos à memória o que nos traz esperança – Cristo Nasceu!

Natal é sempre inesquecível! Ele nos faz lembrar o maravilhoso amor de Deus por nós. Ele renova a alegria e o privilégio de fazermos parte da sua Obra e do seu Corpo. Ele nos move em direção à família. O Natal, por menos que queiramos, reaviva em todos os corações as maiores virtudes que temos, porque é Cristo nascendo em nós. É Deus conosco!

Que este Natal seja inesquecível para você também!

Nenhum comentário:

Leia as Atualizações no seu Reader

Pra Cumprir Teu Chamado

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails