sábado, 31 de outubro de 2009

AS RAÍZES DE UM NOVO TEMPO NA ERA CRISTÃ

Resenha do livro "A REFORMA", de Patrick COLLINSON. Editora Objetiva, 2006. 277p.

Patrick Collinson, é um renomado estudioso da história da Igreja dos séculos XVI e XVII. É professor de história moderna na Universidade de Cambridge – Inglaterra. É conhecido e respeitado no meio acadêmico pela narrativa da história do movimento puritano sob Elizabeth I, além de uma história da igreja na sociedade inglesa do mesmo período. A presente obra é o seu primeiro livro lançado no Brasil.

Na obra aqui resenhada das páginas 17-123, o autor busca apresentar o panorama da Reforma de uma maneira livre do provincianismo presente nos estudiosos britânicos mais comuns. É um relato conciso e completo dessa drástica revolução ecumênica do final da Idade Média e do Renascimento. Patrick Collinson faz de seu texto uma excelente introdução deste capítulo da história religiosa e política do mundo.

Collinson inicia a sua exposição apontando para o fato de que a Reforma aconteceu em uma época de mudanças em outros níveis da experiência humana. Foi uma era de conflitos para indivíduos, comunidades locais, nações e estados inteiros. Levanta-se, então, a questão se estas circunstâncias que encenaram as transformações na religião cristã eram tão diferentes ou maiores do que experiências como a Revolução Científica, o Iluminismo do século XVIII, ou a Era das Revoluções que começou em 1776 e 1789. Tal realidade leva alguns historiadores modernos a colocarem o que conhecemos com A Reforma como um acontecimento inserido num processo maior de mudanças e transformações do mundo, em especial da sociedade européia. Por outro lado, pode constituir uma grave distorção da história, reduzir a importância desse prolongado processo de mudanças. Segundo Collinson, “se não tivesse havido a Reforma, a palavra jamais teria sido usada para indicar o que aconteceu no século X, ou no século XII, ou no século XVIII, ou indicar aquilo que alguns de nossos desconstrutores sugerem que esteja sempre acontecendo”. (p.28)

O autor segue apresentando o pano de fundo dos primeiros indícios de transformações na Igreja a partir do que estava acontecendo no final da Idade Média. Antes mesmo de Lutero vir ao palco dos acontecimentos, desde o século XI mudanças aconteciam no meio da Igreja de Roma através das reformas implementadas por papas como Gregório, Inocêncio III, por exemplo. Uma delas, no próprio século XVI, foi a regularização de uma nova e reformada ordem franciscana dissidente, os Capuchinhos. O mundo no qual Martinho Lutero nasceu, em 1483, estava cheio de novos fenômenos religiosos. No século XV todos falavam em “reforma”. Segundo o autor, esse termo era frequentemente encontrado na fórmula “reforma da Igreja, de sua cabeça e seus membros” (p.37). A reforma sempre esteve na pauta das reuniões eclesiásticas de cúpula entre 1378 e 1514. Uma importante questão que Collinson levanta para prosseguir o seu pensamento é propor um paradoxo: “enquanto um século de conversas sobre reforma nada mais produziram do que palavras impressas, a concentração obstinada de Lutero na Palavra produziu mudanças verdadeiras e revolucionárias” (p.43).

Em seguida, o autor mostra o quanto a imprensa escrita contribuiu para o avanço e para a disseminação da pregação reformista baseada na Palavra – o fundamento e a raiz de Lutero. Collinson diz: “Ouvida ou lida, o que contava era a Palavra. A Reforma prescreveu uma nova primazia dos ouvidos sobre os olhos” (p.50). Isso se deveu principalmente pelo que Collinson chama de “quase-paradoxo”. A difusão do pensamento reformista, que libertou e deu energia ao vernáculo, tornou-se possível devido ao movimento como humanismo renascentista que teve em Erasmo um importante representante. Ele, por sua vez, era crítico impiedoso e frequentemente satírico, não apenas de abusos eclesiásticos, mas também das práticas religiosas contemporâneas mais ingênuas e supersticiosas. Com a chegada do século XVI, a imprensa e as línguas nativas da Europa contribuíram para que a Bíblia em inglês se tornasse o principal texto da Reforma, num grau inédito em qualquer outra parte da Europa. O fato de que a partir de 1549 o culto nas igrejas das paróquias inglesas era conduzido inteiramente em inglês, ajudou a formar um forte vínculo entre a linguagem e a consciência nacional, assim como a religiosa. A esta altura, durante o século XVI, quase todas as nacionalidades européias obtiveram suas próprias Bíblias.

Collinson prossegue sua exposição, trazendo uma preciosa biografia de Lutero a fim de encontrar respostas às perguntas tais como: “O que era o Evangelho segundo Lutero? Qual é a essência do Protestantismo?” (p.68) Lutero aprendeu de seus mestres, e passou a crer, que não é possível conhecer Deus por meio da razão, mas somente como questão de fé. O que conhecemos sobre Deus é somente o que Ele deseja nos mostrar através da revelação, e temos de aceita-lo com confiança. Lutero teve a sua experiência espiritual quando em risco de morte comprometeu-se, mediante o livramento divino, à reclusão em um mosteiro. Este é o início da busca espiritual de Lutero, que passou a entender a salvação como uma questão da graça de Deus, e não algo que pudesse ser comprado com uma vida virtuosa. Lutero passou a investir tempo e estudo fazendo conferências sobre a Bíblia duas vezes por semana para mais de uma geração de alunos na Universidade de Wittenberg. A Reforma aconteceu em meio a essas conferências. Foi quando, em outubro de 1517, Lutero escreveu e fez conhecidas as suas Noventa e Cinco Teses contra o comércio de indulgências papais. Não se pode afirmar com precisão quando se a chamada “Experiência da Torre” teria acontecido antes ou depois da questão das indulgências. Lutero redefine a justiça de Deus afirmando que “não era uma virtude punitiva, e sim algo com que Deus nos redime por meio da fé” (p.74). Possivelmente, foi neste momento que Lutero entendeu o significado do seu renascimento. A essência da doutrina de Lutero sobre a redenção vai mais além, e trata dos meios pelos quais somos salvos. Lutero ensinava que somos salvos pela virtude de cristo. Somente a fé, que é em si mesma uma dádiva de Deus, é capaz de assumir essa virtude. Portanto, a redenção se dá exclusivamente pela fé, sola fide. Para Collinson, “o que aconteceu em 31 de outubro de 1517 foi comparado a um homem que tateia subindo à torre de uma igreja no escuro, pendurado a uma corda até perceber que está tocando um sino que acorda a aldeia inteira” (p.77). Ficaram registradas estas palavras memoráveis: “A menos que provem que estou enganado por meio do testemunho das Escrituras ou por razões evidentes, minha consciência está vinculada e atrelada à Palavra de Deus... portanto não posso retirar coisa alguma, e não o farei, pois não é seguro e nem salutar contrariar a própria consciência. Deus me ajude. Amém” (p.82).

O autor reserva espaço em seu trabalho para mostrar que mesmo com a importância que tem Martinho Lutero no processo de transformação pelo qual passou a Igreja no século XVI, a reforma não foi simplesmente luterana. Todas as cidades alemãs tinham sua própria lei, e cada pregador e panfletário era um reformista, segundo suas próprias idéias. Outras regiões, como outras culturas, inventaram outros modelos de reforma. Aparecem, então, os chamados Anabatistas que se dispersaram em várias direções, e em breve passou a existir um novo ambiente teológico que exerceu força ainda maior do que a de Lutero: o pensamento e a pregação de João Calvino. Logo veio a se formar um grande abismo entre os dois posicionamentos. Alguns dissidentes, como começaram a aparecer, tais como Andréas Bodenstein von Karlstadt e Thomas Müntzer. Este último propôs uma versão do evangelho apocalíptica e violenta, pelo menos na linguagem, com muitas menções a colheitas, foices e terreiros de secagem. Uma alternativa à reforma de Lutero ganhou força na Suíça liderada por Huldrych Zwinglio. “Reforma”, para ele, passou a significar total conformidade com a Palavra de Deus nas escrituras. Começou então um programa de mudança da prática religiosa mais drástica do que Lutero jamais imaginara. Tudo o que era “romano” passou a ser questionado: indulgência, atos de penitência, peregrinações, adoração aos santos, vida monástica. A essência do zwinglianismo, o que verdadeiramente serve para defini-lo, é a crença de Zwinglio no que acontece, ou não, naquilo a que os cristãos dão diversos nomes: a Eucaristia, a Missa, a Santa Comunhão, a Ceia do Senhor.

Um quarto reformador é enumerado. Seu nome é Bucer, cuja contribuição para a reforma foi um forte sentido de bem comum, proveniente em parte de sua teologia e em parte de humanismo, mas que também tinha a ver com valores cívicos. Bucer foi também o primeiro ecumênico da Reforma, sempre em busca de consenso sobre a questão da eucaristia.

Contrastando com o modelo de reforma civil, surgiu e espalhou-se um outro, de não-conformismo sectário sob o rótulo de “anabatistas” – aqueles que renunciavam ao batismo na infância. O movimento tinha outras crenças além da questão do batismo dos crentes, mas esse rito simbolizava o tipo de rompimento com o Cristianismo que os chamados reformadores da magistratura preferiam evitar. Os anabatistas escaparam das perseguições, ao longo das décadas e dos séculos, emigrando para a América do Norte, dando origem a uma das maiores denominações protestantes, os batistas. Segundo Collinson, historiadores não-batistas, e especialmente os luteranos, consideram Müntzer o patriarca fundador deste movimento Os batistas, por sua vez, enxergam suas origens nos pacíficos e apocalípticos Irmãos Suíços, discípulos de Zwinglio.

A causa dos anabatistas foi salva do desastre por um sacerdote holandês que se tornou anabatista, chamado Menno Simons. Hoje em dia ainda existem mais de um milhão de menonitas.

Collinson dedica um capítulo completo para apresentar Calvino e o seu pensamento. Apesar de poucos registros sobre a sua vida antes de sua chegada à Genebra, o que se tem de informação é o suficiente para reconhecer a sua importância e influência nas transformações daquela cidade e nas que dela derivaram.

Conhecido por sua personalidade colérica, João Calvino apresentou sua primeira publicação em 1532, sob o título De Clementia. Foi na Basiléia que ele publicou a primeira edição do que hoje conhecemos como Institutos (ou Institutas). Collinson refere-se a esta obra como aquela que “iria transformar o mundo” (p.110). O principal fundamento de Calvino era a disciplina - onde não há disciplina, Deus não é reverenciado.

Calvino teve em Jérome Bolsec, um sacerdote católico renegado, o seu maior opositor em relação à sua doutrina da predestinação. Mas apesar de toda a resistência e distúrbios que suas convicções causaram por onde passou, Calvino se estabeleceu pela sua capacidade de pregação no púlpito. Isto fez com que Genebra submete-se à vontade de Deus. A contribuição de Calvino foi de 260 sermões por ano, concebidos enquanto descansava na cama, e pronunciados sem notas. Foi um escritor em grande escala, Calvino transformou Genebra em importante centro de publicações protestantes.

Conforme apresenta o autor da obra, Calvino pode ser considerado autor de um só livro, seus Institutos. Era originalmente uma espécie de catecismo. A característica mais presente nos Institutos é seu equilíbrio. Collinson destaca que é um equívoco atribuir aos Institutos a difusão do “Calvinismo”, e que “Calvinismo” seja o mesmo que a doutrina da predestinação. Esta doutrina não é o principal no pensamento de Calvino como teólogo sistemático. Conquanto este postulado ocupe apenas as objetivas palavras do capítulo 21 (o mais curto de todos) do terceiro tomo: “da Eleição Eterna, pela qual Deus predestinou alguns a salvação, e outros à destruição”.

Calvino morreu em 1564. Ele viveu e trabalho em uma república, mas nunca deixou de desejar que a França como um todo, se convertesse à verdadeira religião.

Collinson propõe que o calvinismo foi um movimento internacional. Os protestantes calvinistas tinham um credo e uma causa que ultrapassava as fronteiras e que se manifestava não apenas por meio de suas simpatias políticas mas também pelos bolsos e bolsas. O Calvinismo se transformou em algo que seguiu consistentemente a pregação, os escritos e os atos de João Calvino. Alguns historiadores e teóricos sociais creditam ao Calvinismo a invenção da política moderna a até mesmo algo a que chamam “espírito do capitalismo”.

Sem dúvida, A Reforma é um livro surpreendente. O autor consegue manter a seriedade com o tema deva ser conhecido, mas nos conduz de uma maneira agradável ao entendimento do contexto que motivou e veio a ser tornar o pano de fundo de todas as transformações vividas pela Igreja no século XIV. Aparentemente denso, Collinson consegue deter o leitor até o fim. Percebe-se uma necessidade de que as notas de referência venham no bojo do relato. De outra forma, como apresentadas no final da obra, têm-se a primeira impressão equivocada de que o autor relata sem fundamentação. Ao contrário, o autor é preciso em dotar todas as informações de suas origens de pesquisa. A leitura acessível é recomendável para leigos e estudantes da história da igreja interessados em ouvir de um prisma inovador aquilo que exaustivamente já se tem publicado. Pela leitura da obra em questão, somos conduzidos de maneira prazerosa ao entendimento do que foi o começo de um novo tempo para a fé cristã no mundo.

Nenhum comentário:

Leia as Atualizações no seu Reader

Pra Cumprir Teu Chamado

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails