sábado, 3 de outubro de 2009

O VALOR DA INTEGRIDADE

Ao longo de semana que passou, no Seminário de Liderança Avançada do Instituto Haggai do Brasil, uma dos temas debatidos e mais impactantes para a minha vida foi o que disse respeito ao desafio de uma caminhada íntegra e santa com Cristo.

Embora rara e desafiadora, Integridade é uma atitude requerida de todos os que desejam viver para cumprir os propósitos de Deus em seu tempo.

Por definição, ser íntegro é lutar para viver sem desvios, sem atalhos em todos os caminhos. É ter transparência, tendo sua correção como marca reconhecida por todos. Integridade é não ter um coração dividido que se preocupa com as aparências, mas no “escuro” da alma acalenta a fétida podridão do pecado.

Ao contrário do que muitos pensam, integridade não é uma condição impossível. É, sim, um alvo a ser perseguido e totalmente tangível.

A integridade do caráter de uma pessoa é mais claramente evidenciada em três áreas de sua vida: moral (sexualidade), financeira e poder. Particularmente quando o assunto é prazer, dinheiro e vaidade, negociamos facilmente nossos valores. Aqui está o perigo: se abrimos mãos minimamente que seja dos preceitos de Deus que são absolutos, verdadeiros e eternos, já perdemos a condição da integridade.

No livro de Provérbios, o rei Salomão declara: “A integridade guia os retos...” (Provérbios 11.3). A pessoa reta, íntegra de coração, pode esperar quatro resultados:

  • A integridade o guiará (verso 3). Enquanto outros regulam seu comportamento por seus interesses e paixões, ou pelos padrões seculares, a pessoa de integridade se esforça por conhecer a vontade de Deus e consentir nela em todas as instâncias. Ela não se desviará deste princípio, mesmo quando ele se opõe aos seus mais caros interesses e amizades.
  • A integridade endireitará seu caminho (verso 5). Algumas vezes a vida pode consistir em se perambular por vias secundárias, ou até mesmo em se percorrer becos sem saída. Existe um tempo para se ir atrás de sonhos pessoais. Mas para o íntegro, um viver de retidão, de acordo com o padrão de Deus, fará a devida correção em seu caminho, caso se desvie de seu curso.
  • A integridade o livrará (verso 6). Ela se torna a sua “rede de segurança” em tempos de dificuldades. Isto lhe proporciona paz durante os períodos de medo e ansiedade. Quem poderá lhe causar dano, quando você é um seguidor do que é bom?
  • A integridade o libertará (verso 8). O viver reto não exime de adversidades, mas dá significado a elas. Quando vivemos com significado, reconhecemos que cada experiência adversa pela qual passamos tem poder de moldar nosso caráter e ajustar-nos ao caráter de Deus.

O que o rei Davi escreveu há muitos séculos permanece verdadeiro hoje: “Que a integridade e a retidão me preservem, pois em ti espero, Senhor” (Salmo 25:21). Seja essa a minha e a sua oração, e descubramos o valor e o poder que a integridade exercerá em nossa vida.

Nenhum comentário:

Leia as Atualizações no seu Reader

Pra Cumprir Teu Chamado

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails