quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

BURACOS NO ASFALTO E PECADOS PELO CAMINHO

Não me lembro de ter visto as ruas da nossa cidade tão abandonadas como as tenho visto nos últimos tempos. Em algumas, o asfalto simplesmente não existe mais.

A coisa vai piorando por causa das chuvas fortes que têm caído sobre a cidade somada ao abandono dos governantes. Dirigir torna-se a cada dia um desafio maior. Haja recursos para manter o carro.

Alguns buracos já se tornaram conhecidos, quase um patrimônio da cidade. Com estes aprendemos a lidar. Sabendo onde estão, reduzimos a velocidade, desviamos cautelosamente, e evitamos os estragos que eles causam nos inadvertidos. Outros, por sua vez, acabam surgindo da noite para o dia. Talvez pela chuva que caiu na noite anterior, uma obra que não foi finalizada, ou foi mal finalizada, ou, quem sabe, uma tampa de bueiro roubada na madrugada para virar alguns Reais num ferro-velho qualquer. Estes buracos são os mais perigosos. Você não o conhecia, não diminuiu a velocidade, não desviou o caminho e caiu!

Lembro-me de um texto que li, de Max Lucado, que fala de pecados como se fossem buracos no caminho.

Apenas alguns pecados são premeditados e planejados, e lidamos com eles como fazemos com as imperfeições do asfalto com as quais já nos acostumamos e sabemos onde estão. Algumas vezes não é tão difícil identificar o pecado para evitá-lo. Mas, nem por isso, nem por um minuto, pelo fato de não desejarmos cair, não cairemos.

A verdade é que, na escuridão da noite, Satanás sai pelas “ruas da vida” abrindo novos buracos, roubando tampas de bueiros, colocando novos obstáculos, tentando nos pegar de surpresa. Seu objetivo será sempre nos destruir, nos fazer cair!

Ele espera nossos momentos de distração. E quando você menos espera, “perde a calma, cobiça. Cai e se arrasta. Toma uma bebida, beija uma mulher. Segue a multidão. Racionaliza. Diz “sim”. Assina seu nome. Esquece-se de quem você é. Entra no quarto dela, olha pela janela, quebra sua promessa. Compra a revista, mente, deseja. Bate o pé e segue seu próprio caminho”, alerta Lucado.

É o seu pior pesadelo. É repentino. É o buraco que não estava ali antes. É o pecado.
É o adolescente no banco de trás do carro. É o alcoólatra tomando “apenas mais uma”. É o chefe tocando as mãos da secretária. O marido entrando na sex shop. A mãe perdendo a paciência. O pai espancando o filho. O jogador perdendo dinheiro nas apostas. O crente perdendo o controle. E Satanás firmando o pé, afundando e fazendo mais buracos em nosso caminho.

Max Lucado dá as seguintes sugestões:

Primeiramente, reconheça Satanás. Nossa guerra não é contra a carne e o sangue, mas contra o próprio Satanás. Faça como Jesus fez quando Satanás o tentou no deserto. Chame-o pelo nome. Quando o desejo de pecar mostra sua face horrível, olhe diretamente nos olhos dele e diga com firmeza: “Para trás, Satanás!”. Não importa o que acontecer, não flerte com este anjo caído. Ele vai moê-lo como trigo.

Segundo, aceite o perdão de Deus. Agradeça a Deus e beba profundamente de sua palavra: “Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado. Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8.25).

De agora em diante, cuidado ao andar pelas ruas da sua vida. Não existem apenas os buracos que você já conhece. Haverá, sempre, alguma nova armadilha de Satanás colocada à sua frente para fazer você cair.

Dirija com cuidado!

Nenhum comentário:

Leia as Atualizações no seu Reader

Pra Cumprir Teu Chamado

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails