quinta-feira, 7 de outubro de 2010

QUANDO A INFORMAÇÃO PREJUDICA

Quem já não ouviu a frase: um pouco de informação nunca é demais. No passado, e isso não faz muito tempo, aqueles que queriam estar por dentro das novidades não tinham muitas opções. Até 40 anos atrás, o número de revistas, jornais e canais de TV não era tão grande. Hoje, o número de jornais e revistas chega a ser incontável e qualquer serviço de TV por assinatura oferece de 50 a 100 canais (ou muito mais do que isso).

Com a internet, as opções aumentaram ainda mais, e qualquer pessoa pode produzir conteúdo e disponibilizá-lo na rede. Com isso, uma pesquisa em um mecanismo de busca retorna milhares de resultados, nem sempre de boa qualidade.

Apesar do caráter revolucionário da web, onde você vai atrás do conteúdo que quer ver, nós ainda somos bombardeados com um excesso de informações, que muitas vezes, não queríamos ou não precisamos receber. Em muitos casos, este excesso se torna tão prejudicial e irritante, que governos tomam medidas para coibir este tipo ação. Muitas cidades proibiram panfletagem nas ruas ou propaganda em carros de som, e o PROCON de São Paulo criou um serviço para bloquear o recebimento de ligações de telemarketing.

Porém, o excesso de informação é algo que teremos que conviver daqui pra frente. O que se percebe, é que muitas pessoas estão se tornando ansiosas pelo fato de não conseguirem assimilar o grande volume de informações disponíveis. Esta angústia é conhecida como a Síndrome do excesso de informação, que em casos graves leva a pessoa a um sentimento de obsolescência. Os sintomas mais comuns são a dificuldade para adormecer, irritabilidade e desordens de memória.

“Um dos principais sinais de início da síndrome é quando você começa a demorar muito para se "desligar" das atividades diárias mesmo quando está fora delas. Exemplo: em casa, no final de semana, na companhia da família ou diante da TV, você não consegue tirar da cabeça o relatório que faltou fazer, o livro que gostaria de ter lido no fim de semana e não leu ou aquele dado do gráfico da companhia que não ficou bem compreendido”. (Braga, 2007)

Alguns distúrbios relacionados com o excesso de informação (Braga, 2007):

Cybercondríacos
É a versão digital dos hipocondríacos. São pessoas que pesquisam os sinais e sintomas de determinadas doenças na Internet e passam a acreditar que a possuem. O pior é quando pesquisam sobre o tratamento e passam a se automedicar.

Dataholics
Serve para designar as pessoas que são “viciadas em informação”. São pessoas que só se sentem seguras após lerem a mesma informação em quatro ou cinco fontes, para checar a veracidade da mesma.

Bulimia Informacional
Termo que caracteriza a necessidade compulsiva pela coleta de informações, cada vez em maior quantidade, geralmente de forma pouco criteriosa. O bulímico informacional não se preocupa com qualidade, mas sente uma imperiosa necessidade de ficar sabendo de tudo o que se passa nas áreas em que atua.

Obesidade Informacional
Resultado da bulimia informacional, nesse caso, a obesidade refere-se ao excesso de informação desnecessária ou pouco relevante, que ao se acumular, prejudica a efetivação do aprendizado relativo às informações que realmente seriam úteis ao indivíduo.

Quando se trata do excesso de informação em meio digital, os saudosistas do papel ganham pontos. Ao ler um jornal impresso, a pessoa tem a noção exata da grandeza (início, meio e fim) do texto que tem em mãos. Enquanto isso, sites de notícias são atualizados a todo minuto, sendo impossível para um ser humano assimilar tudo que é publicado.

Nas universidades, um pensamento que acomete boa parte dos estudantes, é se quando formados terão todo o conhecimento necessário para ingressar no mercado de trabalho. Será que este conhecimento só se aprende com a prática profissional? Ou as disciplinas ministradas nos cursos não enfocam as informações realmente relevantes para a vida profissional?

Fonte:
Dr. Ryon Braga. O Excesso de Informação - A Neurose do Século XXI
Recebido por E-mail

Nenhum comentário:

Leia as Atualizações no seu Reader

Pra Cumprir Teu Chamado

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails