sábado, 27 de fevereiro de 2010

PORQUE DESCANSAR É PRECISO


Hoje é o primeiro dia das minhas férias.

Alguns diriam: “Férias merecidas, pastor!” Outros contraporiam: “Pastor não pode tirar férias, o trabalho não pára!”.

Se merecidas ou não, o fato é que todos nós precisamos de descanso. Deus nos ensinou a reservar um tempo para reabastecer as baterias. Mesmo ele, sendo Deus, não precisando de renovo das forças, guardou o sétimo dia como uma maneira de dizer para o homem: “equilibre o seu tempo entre trabalho e descanso”.

Tenho de confessar que não é fácil me ausentar do dia-a-dia da igreja. A responsabilidade com as vidas sob o meu pastoreio, os cultos fazem falta, pregar é muito bom, o ajuntamento com a igreja é sempre abençoador, as etapas do crescimento administrativo da igreja precisam de um acompanhamento bem de perto. Enfim, descansar é bom, mas o coração continuará ligado a cada um de vocês – acreditem! Mas descansar é preciso...

Você sabe o quando descansar é necessário, e também contribui para o êxito da sua carreira? Você já trabalhou até mais tarde, se aplicou em projetos, voltou para o emprego no dia seguinte e descobriu que sua pilha de responsabilidades tinha ficado ainda maior? Dia após dia você trava essa batalha até finalmente atingir um ponto de exaustão e total frustração.

Muitos profissionais acreditam que se apenas se dedicarem com mais afinco e determinação, poderão abrir caminho através da opressiva carga de trabalho que enfrentam. Entretanto, ao invés de reduzir essa pressão, o volume de trabalho apenas aumenta. É como ter o bolso furado: não importa quanto dinheiro você coloque nele; nada permanece.

Rick Boxx, escritor para o mundo corporativo nos lembra que Deus projetou o nosso corpo precisando de sono e descanso. Podemos exigir que funcione no limite de sua capacidade por um tempo, mas por fim, haverá um preço a pagar e o resultado não é apenas queda de produtividade, mas também esgotamento físico. Deus não apenas quer que descansemos, como também cuida para que nosso trabalho seja concluído – quando trabalhamos com prioridades corretas.

Salmos 127:1-2 enfatiza esse conceito: “Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem Ele ama.”

Assim, se você se convenceu a si mesmo que o segredo para o sucesso nos negócios é trabalhar mais, por mais tempo, sacrificando o que for preciso para isso – mesmo o descanso adequado para restaurar-se fisicamente, ou o tempo que seria necessário para desenvolver e manter relacionamentos compensadores – gostaria de alertá-lo a reconsiderar isso. O retorno de seu trabalho vale realmente o preço do que isso lhe custará pessoal, social e - talvez a longo prazo - profissionalmente?

Por isso, o descanso precisa fazer parte da nossa agenda de compromissos. O trabalho é bom e foi ordenado por Deus. Entretanto, o trabalho em excesso é contraproducente e pode ter conseqüências negativas. Portanto, considere o aviso e separe um tempo para relaxar e apreciar a vida como Deus planejou: trabalho em equilíbrio com a porção adequada de descanso e lazer.

Até o dia 20/03, no Congresso Conexão promovido pela JMM em nossa igreja, quando estaremos juntos novamente, se este for o plano de Deus para nós.

Nenhum comentário:

Leia as Atualizações no seu Reader

Pra Cumprir Teu Chamado

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails