segunda-feira, 13 de julho de 2009

AOS PAIS, COM CARINHO!

“e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa

e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.” (Dt 6.7)

Muito do que temos observado nos filhos que não aprenderam a honrar e respeitar a Deus, aos pais e às autoridades, deve-se à omissão dos próprios pais. A Bíblia é clara quando dá aos pais a responsabilidade quanto à tarefa de levar seus filhos ao conhecimento de Deus através de sua Palavra. Alguns pais, de maneira negligente, optaram pela lei do menor esforço na educação dos seus filhos. Eles não se aproximaram, não corrigiram, não orientaram. Pode parecer o caminho mais fácil e menos desgastante. Para não perder a amizade de seus filhos, alguns pais não exercem com propriedade a sua autoridade dada por Deus. Resultado: filhos que não aprenderam a amar a Deus e aos outros.

A orientação dada por Deus no texto de Deuteronômio estabelece o padrão de educação e de formação do caráter dos nossos filhos. Muito mais do que falar, Deus quer que os pais sejam exemplos para seus filhos. Atente para as situações em que o ensino acontece: sentado em sua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se.

A formação e o preparo dos nossos filhos para vida acontecem no dia-a-dia do relacionamento familiar. É nas situações cotidianas que nossos filhos estão observando os pais para fazer como e o que eles fazem.

A educação, a correção e a disciplina são demonstrações do amor dos pais pelos filhos. Levá-los ao conhecimento da verdade em amor é tarefa dos pais. Não é mais da mãe do que do pai, ou vice-versa – é dos dois! Pai e Mãe juntos ensinando, falando e vivendo para que os nossos filhos aprendam a agradar a Deus em tudo fazendo a Sua vontade.

Nenhum comentário:

Leia as Atualizações no seu Reader

Pra Cumprir Teu Chamado

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails