sábado, 4 de julho de 2009

Um Relacionamento Leal

"Respondeu, porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus.” (Rute 1.16)




A declaração de lealdade que Rute faz à sua sogra Noemi é um dos mais belos compromissos que existem na Bíblia. Inúmeras vezes utilizadas em cerimônias de casamentos, tais palavras referem-se, na verdade, ao relacionamento entre uma nora e uma sogra. Ainda assim, trazem consigo valores profundos que devem nortear todos os nossos relacionamentos, principalmente no âmbito familiar.

Lealdade que abre mão de vantagens pessoais. Ela estava disposta a ir aonde fosse preciso, dormir em qualquer condição, passar por qualquer situação. Talvez isso significasse algumas perdas. Mas o propósito da lealdade era firme. O risco valeria a pena.

Lealdade que dura para sempre. Rute viveria na casa e na terra de Noemi mesmo depois da morte dela – “Onde quer que morreres, (...) ali serei sepultada”. Rute amava a sua sogra e isso não estava limitado ao tempo. Relacionamentos leais vencem e duram para sempre.

Lealdade que gera comunhão. “O teu Deus será o meu Deus”. Acredito que Noemi dera motivos para que sua nora entendesse que não há Deus como o Senhor. Sua conduta, seu exemplo e sua fé cativaram Rute a ponto dela abandonar seus deuses para amar ao único Deus verdadeiro.

Noemi e Rute ensinam que todos os relacionamentos devem estar baseados em valores como respeito, amabilidade, alegria e comunhão.

Nenhum comentário:

Leia as Atualizações no seu Reader

Pra Cumprir Teu Chamado

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails