terça-feira, 7 de julho de 2009

Talvez se pareça com o Jesus que eu conheço...

Existe atualmente na Judéia um homem de singular virtude a quem chamam de Jesus Cristo. Os bárbaros têm-no em conta de profeta, mas seus sectários o adoram como sendo descendido dos deuses imortais.

Ele ressuscita os mortos e cura os doentes com a palavra, ou com o toque; é de estatura alta e bem proporcionada; tem semblante plácido e admirável; seus cabelos de cor indefinível caem-lhe em anéis até abaixo das orelhas e derramam-se-lhe pelos ombros com muita graça, separados no alto da cabeça à maneira dos Nazarenos. Sua fronte é lisa e larga e sua face são apenas marcadas de admirável rubor.


Seu nariz e sua boca são formados com admiráveis simetrias; sua barba, densa e de uma corque corresponde à de seus cabelos, desce-lhe uma polegada abaixo do queixo, e, dividindo-se pelo meio, forma mais ou menos a figura de um floreado. Seus olhos são brilhantes, claros e serenos, e o que surpreende é que resplandecem no seu rosto como raios de sol, porém ninguém pode olhar fixo o seu semblante, porque quando resplende apavora, e quando ameniza chora. Faz-se amar e é alegre cor gravidade; tem os braços e as mãos muito belos.


Ele censura com majestade e exorta com brandura; quer fale, quer obre, fá-lo com elegância e com gravidade. De letras, faz-se admirar de toda cidade de Jerusalém; sabe todas as Ciências, e nunca estudou coisa alguma, pois era um pobre carpinteiro. Ele caminha completamente descalço e sem coisa alguma na cabeça.


Muitos se riem dele vendo assim, porém em sua presença, falando com ele, tremem e o admiram. Nunca o viram rir, têm-no porém visto chorar muitas vezes. É muito sóbrio, muito modesto e muito casto. Enfim, é um homem que, por sua beleza e perfeição, excede os outros filhos dos homens.


Carta de Públio Lêntulo, Governador da Judéia, a Tibério César, encontrada no arquivo do Duque de Cerarine em Roma.

Nenhum comentário:

Leia as Atualizações no seu Reader

Pra Cumprir Teu Chamado

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails