quarta-feira, 2 de setembro de 2009

POLÍTICA? ESTOU DENTRO!

Por Israel Belo de Azevedo

Enquanto nos emocionamos com o Hino Nacional (desde que cantado com responsabilidade e arte), podemos refletir sobre algumas frases que vão se solidificando nos nossos ideários.

1. "Não é pela política que vamos construir uma nação justa".
De fato, a política não é a única via para a construção social. No entanto, uma religião sem compromisso não dará qualquer contribuição para a paz na cidade e no país. Quem não tem interesse pela política devia ser proibido reclamar.
Quando Jesus olha para Roma, reconhece a sua limitação, mas não descarta o seu lugar (por isto: "dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" -- Mateus 22.21). O desprestígio da política interessa aos seus profissionais, que podem agir com mais liberdade na defesa dos seus interesses. A recomendação bíblica é que oremos pelas autoridades para que "tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade" (1Timóteo 2.2)

2. "Esperança de uma pátria justa só na pátria celeste".
De fato, só quando o Reino de Deus for implantado por completo, haverá justiça e paz. No entanto, Deus é o Senhor também da história que vivemos. Uma das razões da existência do Antigo Testamento é mostrar o interesse de Deus pelas coisas humanas. Deus está presente até nos detalhes.
Deus é o Senhor da terra e da pátria e nós somos os seus vice-governadores. Podemos ser vice-governadores omissos, mas Deus espera a nossa cooperação.

3. "Política não é coisa para um cristão de verdade".
Muitas pessoas sinceras insistem que os evangélicos com vocação para a política partidária não devem se candidatar a cargos eletivos (ou aceitar indicações para funções nos governos) porque serão inapelavelmente corrompidos. Segundo esta pessimista visão, nada farão e ainda envergonharão o nome do evangelho e dos evangélicos.
Se política não é coisa para um cristão de verdade, nenhuma atividade o é.
A corrupção é está presente em todas as áreas da vida. Cabe ao cristão manter-se puro. E o conseguirá se não se abandonar a vida de oração, que capacita para uma vida íntegra.

4. "Não devemos criticar os governos porque são autoridades constituídas por Deus".
Se Romanos 13 (numa linguagem clara) nos lembra que as autoridades são constituídas por Deus, Apocalipse 13 (numa linguagem cifrada) as chama de bestas. Em outras palavras, as autoridades por Deus constituídas podem se tornar inimigas de Deus. Neste caso, devemos criticar os governos que se bestificam. Nossa tarefa não é a crítica pela crítica, mas a crítica (o movimento, o compromisso) que resulte na correção de rumos, visando a justiça e a paz.

Via Prazer da Palavra

Nenhum comentário:

Leia as Atualizações no seu Reader

Pra Cumprir Teu Chamado

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails