terça-feira, 11 de março de 2008

E EU ACREDITEI!

Samba do cientista louco - Ruy Castro

Nelson Rodrigues contava que, toda madrugada, acordava com a úlcera em chamas e, de pijama e meias, ia à cozinha tomar um copo de leite para aplacá-la. Com o leite, a úlcera amansava e, dizia, só faltava ronronar como uma gata amestrada.

Nelson morreu em 1980, de outras causas. Imagino seu choque, hoje, se soubesse que, segundo as últimas descobertas da ciência, leite é um veneno para quem tem úlcera.

E a manteiga? Depois de séculos sendo louvada, com justiça, como uma das maiores invenções do homem, levou os últimos 50 anos acusada de vilã para vários órgãos, inclusive o coração. Para a ciência, boa mesmo era a insípida, insossa e inodora margarina. Agora a mesma ciência, num lance de gênio, concluiu que a margarina é que é a vilã, por causa da mortal gordura trans.

E temos a saga e anti-saga do ovo. Certo dia, decretaram que ele era o pior inimigo do colesterol e do coração, e só faltaram proibir as galinhas de produzi-lo. Pois, há pouco, descobriram que, ao contrário, ele faz bem ao coração, porque ajuda a emagrecer, não influi no colesterol e até protege nossos olhos dos raios ultravioleta -o que é ótimo, porque nos permitirá ir à praia sem óculos escuros.

Sem falar no café. Por conter cafeína, ele também já freqüentou todas as listas negras. Criaram inclusive o café descafeinado. Pois os cientistas vêm de concluir que a cafeína é uma maravilha: estimula o sistema nervoso central, o coração, os vasos sangüíneos e os rins. Já o café descafeinado faz subir a pressão e aumenta o colesterol e o risco de doenças cardíacas.

Finalmente, esta semana, a ciência mandou dizer que, ao contrário do que ela própria afirma há anos, o açúcar é uma beleza e são os adoçantes que engordam! É o maravilhoso samba do cientista louco, em cuja letra certeza rima com dúvida.

3 comentários:

KreK disse...

vou continuar a comer doces, manteiga com pão, salgadinhos e outros maleficos produtos. Espero que voltem a formula antiga do Negresco. Tinha gordura "malvada" e era muito mais gostoso.E o sorvete da Kibom? nem se fala...quero gordura "malvada" na minha alimentação de volta!

rcipra disse...

Ou seja, não existe verdade absoluta no campo da ciência. A ciência anda a passos repidíssimos, passos mais rápidos do que a nossa compreensão. Entretanto, devemos ficar atentos ao que nos é informado. Devemos separar o joio do trigo! Porque há muitos boatos, muitos exageros, muitas informações que não têm nenhum fundamento.

Diogo de Jesus Pereira disse...

Sempre pensei: Meu avô sempre comeu coisa gordurosa. Quando ele era moço, a carne de porco era conservada pronta, dentro de uma lata cheia de banha do próprio porco. Só comeu coisa gordurosa e que mata. Ta vivo até hoje, acometido de glaucoma, tudo bem, mas com bastante disposição. Outras pessoas mais jovens que se alimentam de forma saudável estão indo embora. Que venham a mim todas as pizzas de bacon da Parme!

Leia as Atualizações no seu Reader

Pra Cumprir Teu Chamado

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails