Samba do cientista louco - Ruy Castro
Nelson morreu em 1980, de outras causas. Imagino seu choque, hoje, se soubesse que, segundo as últimas descobertas da ciência, leite é um veneno para quem tem úlcera.
E a manteiga? Depois de séculos sendo louvada, com justiça, como uma das maiores invenções do homem, levou os últimos 50 anos acusada de vilã para vários órgãos, inclusive o coração. Para a ciência, boa mesmo era a insípida, insossa e inodora margarina. Agora a mesma ciência, num lance de gênio, concluiu que a margarina é que é a vilã, por causa da mortal gordura trans.
E temos a saga e anti-saga do ovo. Certo dia, decretaram que ele era o pior inimigo do colesterol e do coração, e só faltaram proibir as galinhas de produzi-lo. Pois, há pouco, descobriram que, ao contrário, ele faz bem ao coração, porque ajuda a emagrecer, não influi no colesterol e até protege nossos olhos dos raios ultravioleta -o que é ótimo, porque nos permitirá ir à praia sem óculos escuros.
Sem falar no café. Por conter cafeína, ele também já freqüentou todas as listas negras. Criaram inclusive o café descafeinado. Pois os cientistas vêm de concluir que a cafeína é uma maravilha: estimula o sistema nervoso central, o coração, os vasos sangüíneos e os rins. Já o café descafeinado faz subir a pressão e aumenta o colesterol e o risco de doenças cardíacas.
Finalmente, esta semana, a ciência mandou dizer que, ao contrário do que ela própria afirma há anos, o açúcar é uma beleza e são os adoçantes que engordam! É o maravilhoso samba do cientista louco, em cuja letra certeza rima com dúvida.
3 comentários:
vou continuar a comer doces, manteiga com pão, salgadinhos e outros maleficos produtos. Espero que voltem a formula antiga do Negresco. Tinha gordura "malvada" e era muito mais gostoso.E o sorvete da Kibom? nem se fala...quero gordura "malvada" na minha alimentação de volta!
Ou seja, não existe verdade absoluta no campo da ciência. A ciência anda a passos repidíssimos, passos mais rápidos do que a nossa compreensão. Entretanto, devemos ficar atentos ao que nos é informado. Devemos separar o joio do trigo! Porque há muitos boatos, muitos exageros, muitas informações que não têm nenhum fundamento.
Sempre pensei: Meu avô sempre comeu coisa gordurosa. Quando ele era moço, a carne de porco era conservada pronta, dentro de uma lata cheia de banha do próprio porco. Só comeu coisa gordurosa e que mata. Ta vivo até hoje, acometido de glaucoma, tudo bem, mas com bastante disposição. Outras pessoas mais jovens que se alimentam de forma saudável estão indo embora. Que venham a mim todas as pizzas de bacon da Parme!
Postar um comentário