quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O QUE (NÃO) É SUCESSO?

Através dessa pequena série de três editoriais, desejo compartilhar com você, à luz da Palavra de Deus, o que realmente vem a ser sucesso.

Hoje muito se fala em sucesso – financeiro, profissional, pessoal. Está em voga a política do empreendedorismo, do marketing pessoal, da boa imagem, enfim, todos estamos na corrida pelo sucesso.

O problema é que se perguntarmos às pessoas “O que é sucesso para você?”, teremos as mais diversificadas respostas. Ou seja, poucas pessoas têm, de forma precisa e madura, uma clara e objetiva definição de sucesso.

Acredito que a nossa definição de sucesso determine o alvo a ser perseguido em nossa existência.

Li há algum tempo que o Instituto Gallup desenvolveu pesquisa para que as pessoas definissem sucesso. Cinquenta e oito por cento das pessoas responderam que sucesso é ter saúde.

Convenhamos que em tempos pandemia de Gripe A, manter-se saudável é alcançar de alguma maneira sucesso em vida. Mas não dá para dizer que todo sucesso se resuma, ou pelo menos concentrem-se, em levar uma vida saudável.

O semanário Maná da Segunda alistou 5 conceitos equivocados de sucesso. São eles:

1) Riqueza. Ao contrário de muitos teimam em pensar, ter dinheiro suficientemente para ter o que eu quiser não determina sucesso verdadeiro e permanente. Ter dinheiro mais parece saco furado: quanto mais temos, mais queremos ter: “Quem ama o dinheiro nunca ficará satisfeito; quem tem a ambição de ficar rico, nunca terá tudo o que quer...”, diz Salomão em Eclesiastes 5.10. Dinheiro e riqueza é uma realidade vulnerável e transitória. Basta uma crise causada por especuladores, e todo sistema financeiro mundial vive dias cataclismáticos. Hoje eu tenho. Amanhã posso não ter mais. Ou pelo menos, não ter tanto...

2) Felicidade. Enquanto as pessoas viverem em busca de uma felicidade efêmera baseada nas circunstâncias estáveis e positivas da vida, não será possível definir sucesso como felicidade. Até porque as pessoas não entenderam ainda o que vem a ser a genuína felicidade.

3) Posses. De que adiante ter tanto - mansões, carros, viagens ao exterior, se não tiver paz no coração. O coração insaciável do homem não permitirá que em algum dia ele diga: estou satisfeito com o que eu tenho – eu quero só um pouco mais!

4) Poder. O ex-presidente norte-americano Abraham Lincoln disse: “Se você quiser testar o caráter de um homem, dê-lhe poder.” Se o poder estiver em mãos erradas, defini-lo como sucesso alcançado será questionável, concorda?

5) Realização. Muitas pessoas pensam: quando eu tiver... quando passar no concurso... quando eu me casar... quando eu tiver filhos... quando eu receber a promoção..., então serei uma pessoa bem-sucedida. Assim como em outras áreas, realizar algo não irá definir o sucesso definitivo. Afinal, quando alcançamos um objetivo, já teremos algum outro diante de nós. Logo, o sucesso poderá ser frustrado quando, por qualquer motivo, uma das metas deixar de se cumprir.

John Maxwell propõe: “Sucesso é: conhecer o seu propósito na vida, crescer para atingir o seu potencial máximo e lançar sementes que beneficiem outras pessoas.”
Sucesso é isto? Para muitos, provavelmente, não. Muitos insistirão em correr através do vento, achando que com isso alcançarão o pódio.

Continuaremos a nossa caminhada em busca do sucesso.

Um comentário:

Fernanda Varela - Elis Araujo disse...

O grande problema é que é nos meios cristãos ou evangélicos, que seja, onde se tem enfatizado esse tipo de sucesso com maior veemência. Há inúmera quantidade de livros de DVDs usando esse tema: "tantos passos para o sucesso fianceiro", "Jesus administrador", "se seu negócio, sua firma fosse dirigida por Jesus". Nas igrejas mesmo algumas pessoas podem até não falar mas pensam: se você está desempregado, comendo ovo, é porque está em pecado, é um derotado, etc...
Essa mentalidade capitalista predomina hoje em todos os círculos e instituições; infelizmente, para dano da Palavra de Deus.

"Bem-aventurados os humildes, porque herdarão a terra".

Leia as Atualizações no seu Reader

Pra Cumprir Teu Chamado

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails